Desenhos animados Histórias em quadrinhos Jogos online Fale conosco

Sobre a Avenida Cartum

Você já imaginou uma cidade, ou um bairro, onde os vizinhos procuram viver em harmonia, mas quase nunca isso é possível e tudo vira gritaria?

É exatamente assim que vivem os habitantes da Avenida Cartum. Tem o Clóvis - homem impaciente e resmungão; Helena - sua bonita e simpática esposa; Gildo - menino muito esperto e bagunceiro; além do cachorrinho Tobias, do Frango de Dentadura e de sua namorada, a Franga de Peruca. Junte estes personagens a uma vizinhança repleta de gente diferente e PIMBA! Está formada a confusão.

E por falar nisso, confusão é o principal recheio dos quadrinhos e dos divertidos episódios da série brasileira Avenida Cartum. São desenhos animados que exploram o valor da amizade, da imaginação, das brincadeiras e do respeito entre as pessoas, os animais e o meio ambiente.

Se você é uma criança esperta ou um jovem / adulto que leva a vida de bom humor, seja bem-vindo à vizinhança da Avenida Cartum!
Se você é uma criança esperta ou um jovem / adulto que leva a vida de bom humor, seja bem-vindo à vizinhança da Avenida Cartum!

A Avenida Cartum surgiu na internet em 2003. O site, que exibia quadrinhos e animações bem curtas do autor Gabriel Moura, Na época chamava-se Avenida Arte Cartum. Com o tempo, o projeto ganhou visibilidade e hoje ocupa um espaço maior e bem divertido para as crianças na web. As animações e quadrinhos até passaram a dividir as páginas do portal com os novos jogos online dos personagens criados pelo autor.

A Avenida fora da internet

Dentre alguns eventos e participações da Avenida Cartum em outros veículos, no ano de 2005 as animações "A Cola de Dentes", "A Canção do Frango de Dentadura" e "Bagunça no Natal" foram exibidas na televisão, nas emissoras TVE (atual TV Brasil), TV Cultura e TV Rá Tim Bum - no extinto programa Zum Zum Zum. Em 2009, a animação "O Torcicolo" foi exibida na MTV, no programa Fiz MTV.

Nos anos de 2006, 2008 e 2014 o DVD infantil com compilados de animações da Avenida foi exibido nas edições do Salão da Leitura de Niterói e foi recebido com bastante aceitação pelo público presente em suas sessões. A Avenida Cartum retornou à "telona" em setembro de 2016, no evento Animanit, exibida na sessão infantil da mostra de animações em Niterói. Nesta ocasião, as animações foram exibidas em formato digital, com resolução Full HD.

Público assistindo a uma das sessões da Avenida Cartum no 4º Salão da Leitura de Niterói, em 2014.
Público assistindo a uma das sessões da Avenida Cartum no 4º Salão da Leitura de Niterói, em 2014.

Em agosto de 1998, aos 16 anos de idade, Gabriel Moura publicou pela primeira vez seus quadrinhos em uma mídia impressa. Na ocasião, suas tirinhas eram vistas na publicação mensal O Cais em Revista, projeto do publicitário Paulo Roberto Cecchetti, de Niterói. A parceria durou cerca de 2 anos e foram as primeiras aparições de Clóvis, Tobias e do Frango de Dentadura.

Matéria sobre a Avenida Cartum no Diz Jornal, de outubro de 2016.

Atualmente, os quadrinhos da Avenida Cartum podem ser encontrados nas páginas do Diz Jornal, publicação niteroiense quinzenal que é distribuída gratuitamente na cidade.

A revista Avenida Cartum

Em fevereiro de 2017, depois de anos rodeando a internet e após ter voltado ao meio impresso através do Diz Jornal, Gabriel Moura, em um projeto pioneiro em Niterói, por meio do apoio de patrocinadores, publicou sua primeira revista infantil impressa e totalmente colorida, a revista Avenida Cartum, com 3 mil cópias. Em abril do mesmo ano foi publicada sua segunda edição, que tendo apoio constante dos anunciantes poderá se tornar uma publicação bimestral.

As revistas Avenida Cartum, de Gabriel Moura, com Tobias e o Frango de Dentadura.
As duas primeiras edições da revista infantil Avenida Cartum, apresentando contos, passatempos e quadrinhos.

Para ler as versões digitais, acesse a página da revista Avenida Cartum. Caso queira apoiar nosso projeto e receber nossas revistas em casa, acesse nossa página de crowdfunding no Apoia.se.

Sobre o autor

A série animada e os quadrinhos foram idealizados e são produzidos de forma independente pelo curitibano Gabriel Moura, nascido no dia 27 de julho de 1982. O autor vive na cidade de Niterói-RJ e é publicitário, designer, cartunista, animador e pai de um menino muito gente boa! Semanalmente, dá vida à Avenida Cartum, seja desenhando, animando, compondo e gravando as trilhas sonoras, ou dublando os personagens (quanta coisa!).

O cartunista e designer Gabriel Moura e sua 'estilosa' caneca do Frango de Dentadura, em 2015.
O cartunista e designer Gabriel Moura e sua revista Avenida Cartum nº 1, em 2017 (Foto por Analice Paron).

A Avenida Cartum nasceu com uma missão: Entreter e educar, fazendo o possível para transmitir alegria às crianças e aos adultos e jovens que levam a vida de bom humor.

Para conhecer mais o trabalho, acesse o site:

www.avenidacartum.com.br

Faça o download deste release no formato PDF, ou fale com o autor Gabriel Moura.

Desenhos animados
Avenida na web!
Avenida na web!
Arte C Estúdio | Para os pais | Sobre a Avenida | Políticas de privacidade | Contato